O tártaro dental, ou cálculo, são calcificações que se formam nos dentes através da placa bacteriana. Quando não retirado, causa danos nos tecidos gengivais ao redor dos dentes.
Além de ser uma proliferação bacteriana em desequilíbrio o tártaro cria espaço para outras bactérias causadoras da cárie, gengivite e a periodontite.
O tártaro também é associado ao mau cheiro bucal.
Ou seja, já não fosse o tártaro prejudicial a saúde dos dentes, também é um componente de desagrado estético.
Ele tanto pode aparecer de forma mais porosa, absorvendo manchas com mais facilidade, ou não.
Para as pessoas que fumam, tomam bastante chá, café ou vinho é importante ficar atento a formação do cálculo nos dentes, pois o tártaro vai tornando o sorriso menos atraente e com aparência de sujo.
Você pode descobrir se há formação de tártaro pelos sinais marrons ou amarelados nos dentes. Ele pode ser visível no espelho se estiver acima da gengiva. O tártaro mais profundo, que geralmente é o mais prejudicial, só pode ser diagnosticado pelo dentista.
Embora tenhamos bons produtos para higiene bucal caseira, o tártaro não sai dos dentes somente com a escovação e o fio dental. É retirado com curetas ou ultrassom na consulta de manutenção de saúde bucal ou profilaxia (limpeza dental).
O tempo de formação depende de cada pessoa. Mesmo tendo boa higiene não significa que o paciente não tenha tártaro. A melhor forma de evitar o tártaro é manter as consultas periódicas ao dentista e seguir as orientações de higiene bucal.