Os implantes dentários são peças, geralmente de titânio, instaladas cirurgicamente no osso dos maxilares para substituir as raízes dos dentes perdidos. São indicados aos pacientes que perderam um ou mais dentes. Não se trata apenas de um procedimento estético, mesmo que os implantes instalados e o dente concluído tragam benefícios à aparência do sorriso, ganho de confiança e autoestima ao paciente. A instalação de implantes é motivada por uma série de fatores.
Ainda que somente um dente esteja faltando, a ausência traz alterações nos dentes dos lados e no antagonista, que mudam suas posições para compensar o espaço daquele que foi perdido. Com isso todo o posicionamento dentário se altera ao longo dos anos. A região sem dente sofre perda óssea e é comum pacientes sem um ou mais dentes apresentarem problemas na articulação temporomandibular. A perda de um dente, enfim, acarreta em todo funcionamento estomatognático.
A lacuna de dentes, portanto, além de causar prejuízo estético, compromete a saúde do paciente. A mastigação fica prejudicada na ausência de um ou mais elementos dentais, sendo que a perda de dentes posteriores dificulta o triturar dos alimentos causando alterações na nutrição.
A boa notícia é que com o avanço dos estudos científicos, materiais e técnicas cirúrgicas atuais, os implantes dentários se tornaram um grande aliado em reabilitação oral, tendo em vista sua segurança na instalação e sucesso destas reabilitações a longo prazo.